terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O ano da ausência: 2010.

Tenho a estranha sensação de que fiquei devendo a mim mesmo durante este ano. Deixei-me estar, realizando o que podia e o que me convinha. Trabalhei com convicção, gosto e vontade. Amei intensamente, para o bem e para o mal, fazendo justiça ao que senti e assumindo o papel às vezes patético, ridículo ou dramático que desempenhei em minhas entregas afetivas. Cuidei, na medida do possível, pra não cair no abismo da tristeza e da melancolia totais.
Algo, porém, não estava lá.
Não está.
Acho que fiz tudo certo, mas não olhei para além dos limites. Não excedi nenhuma barreira que me impus.
Me obedeci demais: talvez seja isso.
Ocorre-me agora que solidão em que me encontro pode ser fruto de um excesso de coerência. E que a palavra que sempre pensei que melhor me definia, inadequação, de repente se uniu a uma sensação que não a exclui: a de que existir, no espaço vazio, infinito e limitado a que confinei minha existência, tem, gradativamente, tornado-se a única e, portanto, a mais adequada maneira de viver.

Encaremos, sem muito respeito ou seriedade, o natal e o ano novo que vêm por aí.

Me encontro(em) em 2011.


3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que és adequado, não te amaria se fosses de outra forma. Nos encontramos em 2011, 12, 13...
Feliz Navidad amigo!!

Lisiane V disse...

Amigo, 2010. No geral um ano atípico para todos, muitas ausências, talvez isso tenha levado ao encontro com a solidão.
Ok, solidão é xarope, mas totalmente necessário por um tempo, refletir, se descobrir, essas coisas que os livros de auto-ajuda usam e abusam, mas na real um tempo com isso faz bem, sim- senhor.
E para pegar a onda de novo ano e tal, que em 2011 as coisas estejam lá. Aqui. Por muitos lugares, principalmente no dia dia.
Boldog Karácsonyt!

Lia Schulz disse...

Fabio, parabéns pela seleção!
Fiquei feliz por ti, mas queria te pedir uma coisa: cuida bem dos meus aluninhos do santa rosa. Eles são muito especiais! E ficaram órfãos de escola, então cuida bem deles, tá?.
Ano passado, eles leram os contos do machado, do allan poe e do tchékohv. É só partir daí e tu vai ver o retorno maravilhoso que vão te dar.
Manda um e-mail se precisares de algo.
Abraço,
Lia